quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Quem sou eu como professor e aprendiz?


Sou um professor que já me interei na nova tecnologia, mas não tenho medo do que me chega de novo, pois o professor tem que estar sempre aberto a novas informações e de forma alguma passo isso para meus alunos, apesar de aprender muito com eles e ouvir suas idéias, procuro desenvolver uma pratica interativa com eles.
A escola ainda precisa de muitos recursos para atingir essa demanda. Como a tecnologia tem avançado cada vez mais, pensamos que todo professor deve estar capacitado em não só trazer um bom ensino-aprendizagem (conteúdo didáticos), mas também estar atualizado, aprender a manusear as novas tecnologias, como o computador, o celular, a câmera digital, o data-show, pen-drive, etc. algumas escolas, seja particular ou publica já possuem laboratórios de informática. E os professores devem apresentar estimular e ensinar o conteúdo da disciplina aos alunos através desses recursos. Devem também apresentar debates sobre este tema em questão, ouvir as opiniões dos alunos. Alias eles já possuem alguma experiência com idas em lan-house ou mesmo em casa, pois hoje em dia e possível comprar qualquer coisa pela internet deste fazer compra no supermercado até efetuar um pagamento bancário . Afinal o aprendizado deve ser recíproco.
Agora com relação aos professores e necessário uma formação mais rigorosa para que se aprenda a lidar com crianças de forma mais compreensiva, amorosa, carinhosa, para que mais tarde possamos ter adultos sérios amigos e responsáveis. Lecionar não e só entrar em sala de aula e passar exercício, o professor e preciso ser psicólogo e amigo para saber lidar com os problemas dos alunos que muitas vezes entra em sala com problemas pessoais ou ate mesmo com dificuldades para o aprendizado. O professor tem que ser sensíveis a todos esses atos. A aula deve ser criativa com atividades interessantes aceitar idéias e criticas. Com estímulos as leituras. Mas para que isso aconteça o professor deve estar consciente de que para ele a aprendizagem e continua. Com o ensino dos conteúdos da disciplina através dos recursos tecnológicos o professor deve fazer com que o aluno adquira capacidade intelectual (aprender), esforço individual (aprender a aprender) e habilidade manual (aprender a fazer).
Transmitir uma pedagogia ativa de que aja um aprendizado significativo formando alunos questionadores, autônomos, capazes de resolver problemas do seu dia a dia, preparando-os para o mercado de trabalho que, alias, tem sido cada vez mais exigente e competitivo.

Trabalho feito pelos estudantes de Pedagogia do 3° periodo da Associaçao Brasileira de Ensino Universitário (UNIABEU): Elaine Militão, Jorge de Almeida, Luzimar Ventura, Marcia Alves, Rosseni Fereira

2 comentários: