sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Saeb x Prova Brasil.




Até meados dos anos 1990, o grande desafio da educação brasileira era garantir que todas as crianças em idade escolar freqüentassem as salas de aula. Com esse objetivo alcançado uma nova questão emergiu: como medir o quanto as crianças estão aprendendo e, com isso, garantir a qualidade da educação? Para atender a esse objetivo foi criado em 1990 o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a primeira iniciativa, em escala nacional, para se conhecer o sistema educacional brasileiro em profundidade. Ele é realizado a cada dois anos e avalia apenas uma mostra representativa dos alunos matriculados nas séries finais do primeiro e segundo ciclo do ensino fundamental e do ensino médio, de escolas públicas e privadas, e fornece dados sobre a qualidade dos sistemas educacionais do Brasil como um todo, das regiões geográficas e dos estados. “O Saeb era insuficiente para que as escolas se vissem retratadas nessa avaliação. Era um instrumento importante para o gestor da rede e do governo como planejamento da educação no país, mas o impacto na escola era pequeno”, ressalta Maria Inês Pestana.

Havia a necessidade de uma análise mais detalhada do sistema, que expandisse o alcance dos resultados, oferecendo dados não apenas nacionais e por estado, mas também para cada município e escola participante. Assim, em 2005, nasceu a Prova Brasil, que, em 2007, por usar a mesma metodologia, passou a ser realizada em conjunto com o Saeb. “O maior objetivo da Prova Brasil é a conscientização da realidade de cada escola. Muitas vezes os gestores não têm consciência dos problemas de aprendizagem que enfrentam”, conta Maria Inês. Com a avaliação, é possível se analisar em que condições o resultado apareceu. “O desempenho dos alunos não ocorre no vazio, ninguém aprende ao acaso. Ele é fruto de professores bem formados, de bons materiais didáticos e do comprometimento com a aprendizagem dos alunos”, completa.

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