quinta-feira, 5 de abril de 2012

Filme - Somos todos diferentes.


Somos todos diferentes !

   A influência dos pais no desenvolvimento da criança é incontestável, já que há tempos vem sendo objeto de discussões, estudos e teorias. Fato que não acontecia no filme, pois percebi que o pai era um pouco ausente nos assuntos escolares do filho achando falta de disciplina e trata o filho com muita rudez e falta de sensibilidade, já a mãe ate tentava ajudar o filho nos exercícios de casa, mas não tinha um contato maior com a escola para saber o motivo de seu filho ter aquele comportamento.

 Mas o que podemos dizer do papel do professor? 

   O professor exerce função não menos importante do que a dos pais no desenvolvimento da criança. A criança vai lentamente lutando pela liberdade de sua consciência individual desde a infância e, nesta luta, a escola exerce um papel fundamental por ser o primeiro ambiente que a criança encontra fora da família.  Neste ambiente é inevitável que os companheiros substituam os irmãos, o professor o pai, a professora a mãe. O professor deverá estar consciente deste papel e da sua importância.  Deverá entender que sua tarefa não é apenas inserir na cabeça das crianças um número crescente de ensinamentos e sim, antes de tudo, exercer certa influência sobre a personalidade, como um todo. No filme o professor percebe que existe algo errado e começa a analisar melhor o aluno, onde ele percebe o fato era a dislexia, claro que para ter um resultado comprovado precisa mais do que um simples caderno, caso que acontece no filme. A atuação do professor sobre a criança é, em alguns casos, mais importante do que as atividades curriculares. Visto desta maneira, o professor é a ponte mais importante da passagem do mundo infantil para o mundo adulto, pois junto com os pais, os professores são responsáveis pelo encorajamento ao crescimento e independência das crianças. A tarefa é difícil. Por isso o professor deve estar preparado psicologicamente para exercer plenamente suas funções com responsabilidade e harmonia. E incontestável que o professor e um papel muito importante para seu aluno mais ele não tem a obrigação de fazer tudo, por isso a escola deve ter um psicólogo, uma coordenação efetiva com pedagogo, orientador escolar, orientador pedagógico, uma equipe. Pois o professor já tem uma função, e ser for atribuído para ele também fazer esses papeis onde entra esses profissionais?

   O certo seria o professor e a equipe trabalharem juntos. Uma coisa que observei no filme e que a escola não tinha uma equipe para o professor apoiar por isso ele se colocou na frente de tudo e de todos para ajudar esse aluno que já estava sem vontade de viver, ele fez mais do que o seu trabalho, pois não só ajudou a criança como ele transformou a escola toda. O tema dislexia, com o qual a maioria das escolas tem dificuldade de lidar, deveria estar mais presente na educação, já que inúmeras crianças são discriminadas por falta de conhecimento tanto de pais, quanto de professores e outros profissionais de ensino. Um fato que muito se discute hoje em dia e a falta de participação da família no âmbito escolar, coisa que deveria acontecer sempre, pois o sucesso escolar do aluno também tem parte da família e não apenas da escola. Com lirismo e poesia, nas imagens e nas músicas, que dão encanto e magia à narrativa, o filme nos emociona e nos coloca diante da questão: – por que a sociedade tem tanta dificuldade de lidar com as diferenças e a tendência de valorizar só quem está dentro dos padrões estabelecidos?
Autor: Jorge de Almeida Lopes Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário