quinta-feira, 5 de abril de 2012

Mr. Holland Adorável Professor. Conflitos e Feedback !

Conflitos e Feedback no filme Mr. Holland Adorável Professor.

Conflito



  • O professor não se sente bem dando aula afinal de contas vai lecionar para que possa ter tempo para compor, que é o seu grande sonho, e, além disso, juntar dinheiro para construir uma poupança que possa ser base de sua sobrevivência no futuro enquanto compõe. Os planos começam a dar errados quando o personagem central entra em desordem com os alunos, pois se mostram pouco interessados.
(Ele administra o conflito em que tinha com os alunos)

  • E quando a sua mulher revela que está grávida, o único filho nasce com surdez aumentando a dificuldade familiar. Este compositor não aceita a surdez do filho, isola-se da família e mergulha na tristeza. Anos mais tarde repensa a sua vida e decide mudar o seu rumo. Organiza um concerto para surdos e com o filho novamente ao seu lado, divide com ele o amor pela música. Percebe que esta não lhe está vedada apesar de ele ser surdo.

(Uma mesma situação e dois pontos de vista podem gerar ou não um conflito)


  • O professor no filme percebeu que não podia mudar tudo, mas podia mudar alguma coisa. Começou a lidar com reforços apropriados, ou seja, aqueles que faziam parte da vida dos seus alunos. A música de seu tempo, seus interesses em tocar determinados instrumentos e não outros.
(Com isso o professor se tornou flexível e ate evitou um conflito)

                                                            Feedback


  • Quando diz para uma das alunas, que está apresentando dificuldades no aprendizado: "Você deve parar... por hoje!", ou seja, no dia seguinte tudo recomeçaria com esforço redobrado.

(O professor fez um feedback positivo construtivista pois o professor da uma dica boa e a estimulando para que ela melhora-se)

  • No momento em que o professor reata relações de carinho e compreensão com o filho. A escola muda sensivelmente no decorrer do filme com a influência de causas históricas e por influência dos professores inclusive a do personagem central.  A disciplina de música que era deixada em segundo plano pelos alunos da escola passou a ser vista com bons olhos pelo mesmo devido ás aulas do personagem central.

(Ocorre um feedback positivo construtiva, pois a escola e os alunos mudam pra melhor)

Autor: Jorge de Almeida Lopes Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário