NÍVEL | CONCEITO | EXEMPLO |
Pré-silábico indiferenciado | As crianças não registram traços no papel; Não se apropria da escrita convencional; Baixa diferenciação existente entre a grafia de uma palavra e outra. | Maria |
Pré-silábico diferenciado | Tentativa sistemática de criar diferenciações entre os grafismos produzidos; Utiliza os grafemas sem relação com os fonemas. | AODI (fantoche) |
Silábico | Estabelece relações entre o contexto sonoro da linguagem e o contexto gráfico; Atribui cada letra ou marca escrita o registro de uma silaba falada. | KXRO (cachorro) |
Silábico-alfabético | Utiliza hipótese silábica e alfabética da escrita; Existência de acréscimo de letras ao invés de omissão. | BNC (boneca) |
Alfabético | Realiza sistematicamente uma análise sonora dos Fonemas das palavras; Podendo não ser ortográfico. | CÂU (chão) URSO |
Pra voce que adora ficar por dentro das novidades e adora criança seu lugar e aqui !! Estarei postando matérias em que achar legal e interessante sobre Pedagogia ou algo relacionado !! Abraço e espero que gostem !!
quinta-feira, 5 de abril de 2012
PSICOGÊNESE DA LINGUA ESCRITA
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