quinta-feira, 5 de abril de 2012

Relatório sobre Emília Ferreiro.



   Quem adotou e tornou conhecida a expressão construtivismo foi uma aluna e colaboradora de Piaget, a psicóloga Emília Ferreiro. Nascida na Argentina em 1936. Partindo da teoria do mestre, ela pesquisou a fundo e especificamente o processo intelectual pelo qual as crianças aprendem a ler e a escrever, batizando de construtivismo sua própria teoria.
   Emília constatou que a criança aprende segundo sua própria lógica e segue essa lógica até mesmo quando ela se choca com a lógica do método de alfabetização. As crianças não aprendem do jeito que são ensinadas. Constatando uma seqüência lógica básica na faixa de 4 a 6 anos. Na primeira fase, a pré-silábica a criança não consegue relacionar as letras com os sons (pode escrever Marcelo como MMMM ou AAAAA), na silábica, já interpreta a letra a sua maneira (Marcelo pode se MCO), já na fase silábico-alfabética, mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas silabas, por fim na ultima fase a alfabética passa a dominar plenamente o valor das letras e silabas. O papel do professor no construtivismo é que em vez de dar a matéria numa aula meramente expositiva, o professor organize o trabalho de modo que o aluno seja o co-piloto, despertando no aluno um senso de autonomia, onde uma escrita espontânea faz com que ele possa participar ativamente e aprende melhor quando toma parte de forma direta na construção do conhecimento que adquire fazendo com que o erro seja um trampolim na rota da aprendizagem. Porem tem que lembrar sempre que o construtivismo não e método e sim teoria, pois método possui regras e teorias não.

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